30/12/2022

Provas Temáticas da IBA Brazil Durante Todo o Ano!

Durante todo o ano eu postei sobre as provas temáticas referentes a cada mês e com esta postagem tenho por finalidade criar um atalho para todas elas, facilitando a pesquisa e acesso aos interessados.

Escolha sua prova de interesse, se prepare e viva a experiência... 

Lembre-se que tudo parece impossível, até ser feito!


Provas Temática Durante o Ano

Janeiro

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/01/provas-tematicas-de-janeiro-iba-brazil.html

Fevereiro

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/02/provas-tematicas-de-fevereiro-iba-brazil.html

Março

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/04/provas-tematicas-de-marco-iba-brazil.html

Abril

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/04/provas-tematicas-de-abril-iba-brazil.html

Maio

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/05/provas-tematicas-de-maio-iba-brazil.html

Junho

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/07/provas-tematicas-de-junho-iba-brazil.html

Julho

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/09/provas-tematicas-de-julho-iba-brazil.html

Agosto

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/09/provas-tematicas-de-agosto-iba-brazil.html

Setembro

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/09/provas-tematicas-de-setembro-iba-brazil.html

Outubro 

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/09/provas-tematicas-de-outubro-iba-brazil.html

Novembro

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/09/provas-tematicas-de-novembro-iba-brazil.html

Dezembro

https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/12/provas-tematicas-de-dezembro-iba-brazil.html


Alisson Campos "232"

https://linktr.ee/AlissonCampos232

Provas Temáticas de Dezembro - IBA Brazil

Existem diversas provas temáticas por todo o mundo na Iron Butt Association e algumas delas são abertas para todos os seus pilotos, sejam eles de qualquer nacionalidade e com os roteiros livres. A seguir vou compartilhar no blog as provas temáticas do mês de novembro disponíveis por aqui através da Iron Butt Association Brazil.


Ides 1000

Prova que remete ao antigo calendário romano, onde os idos de um mês ocorriam perto do meio do mês e cada mês incluía um dos idos. A data específica dos idos varia entre os meses, como pode ser conferido a seguir: 

*Dia 15 dos meses de março, maio, julho e outubro;

*Dia 13 do mês para cada um dos outros oito meses do ano civil.


Para aqueles que desejarem é possível conquistar um Ides 1000 em cada um dos doze meses do ano, mas como sempre existem os mais insanos... É possível conquistar provas maiores como o 12 Ides 100012 Ides 1000 Gold e 12 Ides 1000 Insanity. As regras e maiores detalhes de cada um deles podem ser conferidas no link a seguir e não se esqueça... Cuidado com os idos.

https://www.ironbutt.com/themerides/ides/


Winter Solstice

No dia 21 de dezembro acontece o solstício de inverno no Hemisfério Norte, sendo que para nós brasileiros no Hemisfério Sul ocorre o solstício de verão. A prova consiste em percorrer mil milhas em menos de 24 horas, assim como no icônico SaddleSore 1000, porém, com pelo menos um dos cupons fiscais datando do dia citado anteriormente. Os pilotos mais fanáticos e detalhistas fazem questão de rodar durante o horário do fenômeno em questão, mas isso não é algo obrigatório a se fazer.

Aos mais insanos é reservado uma certificação especial, completando as 4 etapas durante as 4 estações do ano, dois equinócios e dois solstícios se conquista o 4 Seasons Award, uma premiação para poucos!


SantaSore Ride & SleighBurner Ride

E aí, que tal uma última prova de mil ou mil e quinhentas milhas no ano? Se estiver animado para encerrar a temporada com chave de ouro essa é a última oportunidade, SantaSore 1000 e SleighBurner 1500, provas que são realizadas da mesma forma que os icônicos SaddleSore e BunBurner, porém, devem registrar e comprovar pelo menos um abastecimento com cupom fiscal em uma das seguintes datas natalinas... 24, 25 ou 26 de dezembro. 

Você pode inclusive colocar um gorro de papai noel em seu capacete e rodar por aí celebrando essa data mágica, sendo que uma outra alternativa é levar alguns pequenos presentes para distribuir aos frentistas durante os checkpoints, eles merecem, afinal estão sempre nos auxiliando durante as provas. 

Sem mais delongas, essas são as provas temáticas durante o ano... Basta escolher, se planejar, rodar e conquistar. Tudo pode parecer impossível, até ser feito! 


Acelere com prudência e curta cada dia ao máximo, nos vemos nas estradas!!!


https://alissoncampos232.blogspot.com/2022/01/saddlosore-1000-tudo-que-voce-precisa.html


https://linktr.ee/AlissonCampos232

Números sobre a Temporada 2022 da IBA/BR, em breve...

Bom dia galera, estou preparando um material especial para compartilhar com todos vocês. Material que servirá de base para todos que pretendem correr uma prova ou até mesmo uma temporada completa de endurance pela Iron Butt Association. Em breve devo postar o material, aguardem!

06/12/2022

Entrevista no Perfil Domingo Sem Destino

Recordar é viver e, principalmente, é manter vivo o que já aconteceu... Sendo assim, eu aproveito o espaço neste blog para compartilhar com os amigos uma entrevista que meu amigo Joel gravou comigo algum tempo atrás em seu perfil no Instagram, Domingo Sem Destino. Confiram através do link a seguir... 

Entrevista no Domingo Sem Destino

https://www.instagram.com/p/CM-c59Hp2sj/


Link do Perfil Domingo Sem Destino

https://www.instagram.com/domingosemdestino/

Pernilongo e o Intrépido MonoRim

Participando de vários grupos de motociclismo no Whats App me deparei em um belo dia com um vídeo compartilhado por um amigo, o título do mesmo chamou a minha atenção de imediato e após conferir me surpreendi com o conteúdo apresentado. Tratava-se de um documentário que seria dividido em três partes, gravado com um dos integrantes do Prymus MC, clube fundado em Marília/SP em 18 de agosto de 1998. 

Com uma forte temática biker o documentário narrado por um dos membros do clube mostra muito sobre esse universo, no qual respeito, tradição, lealdade e determinação são inerentes aos seus membros. Uma singela e verdadeira narrativa, com histórias constantes de superação e amor ao clube e tudo que se vive, o documentário prende a atenção de quem o assiste, se tornando, em minha opinião, algo único no Brasil.

A seguir compartilho o link das três partes do documentário, para que os amigos também possam conhecer um pouco das histórias desse personagem real e sua fiel companheira de trecho... 
Ficou muito foda o trabalho, espero que futuramente surjam mais vídeos, tudo isso faz parte de um acervo muito importante e de grande valia para o motociclismo e o universo biker nacional. Longevidade e muita estrada, é o que desejo a todos os membros do clube. Obrigado por gravar e compartilhar com todos esse belo trabalho em questão!


Pernilongo e o Intrépido MonoRim
Parte I - Pernilongo

Pernilongo e o Intrépido MonoRim
Parte II - O Intrépido MonoRim

Pernilongo e o Intrépido MonoRim
Parte III - A 1ª Viagem


Link do Perfil do Prymus MC


05/12/2022

Podcast com Mafra

Na tarde de ontem eu tive a oportunidade de gravar mais um podcast, dessa vez com o Mafra, o último integrante da nossa trip pelo Pantanal que faltava aparecer por aqui. Agora já temos disponível no canal vídeos com todos os integrantes da trip e, lembrando, que no fim de semana que vem vamos nos reunir e falar exclusivamente sobre essa jornada pantaneira. Domingo, 4 da tarde, como já é de costume!

Não percam, vai ser incrível e de extrema valia para quem deseja percorrer o Pantanal!!!


Chamada para o Pocast com Mafra!

Podcast com Mafra, na íntegra!

Conteúdo também disponível nos links abaixo: 

02/12/2022

Podcast com Camila e Danilo

No último domingo, como de costume, às 04 horas da tarde, gravamos ao vivo mais um podcast, dessa vez com meus queridos amigos Camila e Danilo, um casal sensacional de Campo Grande/MS. Confira através dos vídeos a seguir e conheça um pouco mais sobre eles, assim como as suas respectivas experiências e perspectivas no motociclismo de aventura.

Chamada para o Podcast

Podcast com Camila e Danilo

Conteúdo também disponível nos links abaixo: 

Bate-Papo com Daniel (Kaeté MC)

Bom dia galera, amanhã logo cedo vai ao ar no YouTube, às 10 horas da manhã, o bate-papo que registrei durante a visita do amigo Daniel, vice-presidente do moto clube alagoano Kaeté. Em sua grande viagem com destino ao fim do mundo, Ushuaia na Argentina, tive o prazer de recebê-lo em minha casa. Finalmente nós nos conhecemos pessoalmente, essa novela já durava vários meses.

A resenha foi muito bacana, trocamos ideias, conversamos bastante, nos divertimos, mostrei um pouco da cidade para ele e após o feriado ele seguiu viagem. Parando em locais estratégicos para trabalhar via "road office" durante o dia, curtindo a noite, e seguindo nos finais de semana até chegar o momento das folgas oficiais. O cara é maluco mesmo! kkkkkk

Valeu pela visita meu amigo, acredito que em 2024 eu consiga retribuir a visita, pois quero seguir os caminhos dos nobres kaetés, conquistando também o estado de Alagoas antes de finalmente pousar por aí. Forte abraço e bom trecho, sempre!

Almoço no capricho! :) 

Patrocínio/MG vista pelo Mirante do Cristo Redentor

Então vc quer ver Cristo pelas costas, né? kkkkk

Fazendo graça, como diz o Galvão Bueno. kkkkk

Fez graça, o anjo mandou ele ir embora! kkkkkkkkk

Na hora de visitar um cemitério ele fica alegre que só, demônio! kkkk'

Rolê noturno, nossas motos em frente ao museu municipal.

A tradicional jantinha, algo que começou a ser comercializado em Goiânia/GO e tomou conta do Brasil, sendo que as melhores continuam sendo as de Goiás e Minas Gerais... A culinária no Cerrado é realmente incrível.
Obs.: O Daniel não conseguiu comer tudo, vejam só... Já não se fazem nordestinos como antes, Lampião e a turma do cangaço teriam devorado até a mesa. kkkkk


Bate-Papo com Daniel (VP do Kaeté MC)

01/12/2022

Bate-Papo com Rafael Maruba

Nos momentos finais da minha bela jornada pelo estado de Rondônia me encontrei, na capital Porto Velho, com o amigo Rafael Maruba, mais uma grande amizade que nasceu da paixão pelas motos, através da internet, se tornando real e especial. Fizemos um breve passeio pela capital rondoniense e fomos para sua casa, onde rolou um churrasco de qualidade com destaque para uma carne de sol que segundo ele é a especialidade da casa, muito boa por sinal. 

Conversamos bastante e no dia seguinte ainda visitamos alguns amigos que estavam de passagem por Porto Velho/RO e outros que moram por lá nos dias atuais. Sempre bom poder reencontrar os amigos e fortalecer os laços.

Reencontrando os amigos Geleia e Natália

Tomando um tereré gelado com o amigo Edgardo!

Bate-Papo com Rafael Maruba

Bate-Papo com Marcelo Corrêa

Durante minha jornada pelo Centro-Oeste, fiz uma visita ao amigo Marcelo Corrêa, em Paranatinga/MT, aproveitando para registrar de forma simples, como sempre, uma boa prosa e compartilhar com os amigos na internet.... Assim vai crescendo nosso acervo motociclístico com várias dicas, muitas histórias, além de muitas e distintas amizades, sendo que tudo isso vocês podem acessar e conferir através das minhas redes sociais... O link se encontra a seguir, juntamente com o vídeo. 


Bate-Papo com Marcelo Corrêa

Ultrapassamos 5.000 Acessos!!!!!

Salve, salve... Galera!!!

Chegamos e já superamos a marca de 5.000 acessos no blog, valeu demais... É sempre bom escrever por aqui, compartilhar um pouco das minhas aventuras e gerir este acervo para viajantes e aventureiros de todo o mundo. Este blog foi criado justamente para isso meus amigos, para que eu tivesse a oportunidade de salvar e compartilhar as mais diversas informações, arquivos, histórias, e acima de tudo, foi idealizado com o intuito de incentivar outras pessoas, interagindo com elas, e fomentando a vontade de viver livre neste mundo maravilhoso. 

Valeu demais... Que venham mais números, conquistas, amizades e, claro, muitas aventuras.

Forte abraço a todos!

30/11/2022

Pare Tudo e Confira Este Fenômeno Natural!!!

Hoje, durante o horário de almoço, todos nós, moradores de Patrocínio/MG, fomos surpreendidos por um fenômeno natural um tanto quanto raro. Vi uma publicação no Instagram dizendo para parar tudo e olhar para o céu, quando fui até a garagem de casa e olhei para cima me surpreendi com o que vi. 

Até então eu não sabia do que se tratava, mas era algo incrível, faltava menos de 15 minutos para voltar para o trabalho, como o Mirante da Matinha fica no caminho, peguei a moto e tratai logo de subir até o mirante afim de gravar o vídeo que compartilho nesta postagem. O céu estava simplesmente perfeito, repleto de nuvens e aquele fenômeno em volta do sol dava um ar de mistério em todo o cenário. Foi um belo presente da natureza para finalizar o mês de novembro.

Fiz o vídeo, curti a paisagem, senti o frescor do vento bater em meu rosto, desci o morro e fui para o trabalho. Poucos minutos depois através de amigos e da própria internet consegui descobrir do que se tratava, era um fenômeno natural chamado de "Halo Solar", algo único para mim e todos que conheço, afinal em meus 32 anos muito bem vividos nunca havia visto algo igual ou, sequer, semelhante. Troquei ideia com diversos amigos e todos eles disseram também desconhecer tal fenômeno, foi um dia de raros privilégios.

O halo solar é um círculo policromático ao redor do sol. Ocorre quando a luz atravessa partículas de gelo suspensas na atmosfera. Causado pelas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens da atmosfera, ele ocorre da mesma forma que o arco-íris, em que a luz, ao passar pelas partículas de água, decompõe-se nas cores que conhecemos. Contudo, no caso do halo solar, tem-se um formato circular por causa da geometria desses cristais de gelo suspensos na atmosfera. 

Existe também o halo lunar, o qual deve ser incrível, que ocorre com base no mesmo princípio do halo solar, a única diferença é que o círculo formado se dá ao redor da lua. O halo solar ocorre na troposfera, a aproximadamente 12 km de altitude, nessa altura em razão das baixíssimas temperaturas há um favorecimento da formação de nuvens do tipo cirrostratus, sendo possível visualizar o fenômeno de qualquer parte do planeta, diferentemente das auroras que podem ser observadas somente nos territórios pertencentes aos polos terrestres, sul ou norte. 

Incrível, não é mesmo? 

Para finalizar a postagem, compartilho alguns arquivos feitos por mim... 
Registrando o halo solar em Patrocínio/MG, na tarde do dia 30/11/2022.



Instagram
Foto feita na garagem da minha casa, assim que vi o fenômeno do halo solar!


Halo Solar em Patrocínio/MG, no dia 30/11/2022.



Para mais conteúdos exclusivos acesse:

23/09/2022

Fall Equinox 2022 - Iron Butt Association

Mais uma etapa importante do Four Seasons Award da Iron Butt Association foi concluída com sucesso, agora só me falta uma última etapa, a qual será realizada em dezembro. Em breve, se Deus quiser, trago para o Brasil o nosso primeiro título referente às quatro estações do ano e seus respectivos equinócios e solstícios. Vamos pra cima, com tudo!

Como já disse várias vezes, tais provas possuem suas particularidades, é extremamente complexo ter que preparar uma logística adequada em meio ao seu cotidiano e deixar tudo em modo stand by, para então fugir e acelerar durante uma insana prova de endurance, que por muitas vezes acontece em dias de semana, durante importantes compromissos, sejam eles familiares ou laborais. Porém, para aqueles que realmente querem alcançar determinados objetivos sempre se dá um jeito, para os que não querem, de fato, são dadas meras desculpas, isso vale para tudo nesta vida.

Estávamos enfrentando em todo o Sul e Sudeste, predominantemente, temperaturas elevadas e que até mesmo chegavam a incomodar durante as provas, como foi no caso do Ides 1000 do mês de agosto, mas nos dias 22 e 23 de setembro, durante a prova do Fall Equinox 2022, o clima mudou juntamente com a estação e veio em forma de severas tempestades, mas e aí, fazer o quê? Eu não tinha escolhas, enquanto muitos falaram que iriam participar da prova e por fim acabaram desistindo, eu enfrentei valentemente as tempestades que me acometeram desde a madrugada, por volta das cinco horas da manhã até por volta das três horas da tarde, depois apenas o vento me molestava, mas aproveitei sua força para secar de vez o equipamento que estava vestindo antes que a noite chegasse, durante a noite até finalizar a prova o equipamento de chuva serviu para me proporcionar maior comodidade térmica. 

De fato, a experiência me concedia a grande probabilidade de que dificilmente uma condição climática severa iria assolar toda a prova, afinal são extensas 24 horas, tudo aquilo seria algo momentâneo, durou mais do que eu esperava, mas hoje posso degustar do sabor da vitória, enquanto os desertores tem de se contentar com o sabor amargo da derrota e da perda de tempo, para eles só ano que vem para tentarem novamente o Fall Equinox.

Até o presente momento 75% do Four Seasons Award foi concluído, ansioso para a derradeira prova no mês de dezembro, mês que vai marcar a Iron Butt Association Brazil com muitas glórias, afinal temos muitas provas marcadas para o fim do ano. Que venha o Winter Solstice, frisando que como já havia feito as artes para cada prova no começo do ano, continuo seguindo o calendário americano, sendo que apenas os nomes irão mudar para o Brasil, as datas permanecem as mesmas.


Fall Equinox 2022 - Concluído com Sucesso!


Arte Oficial da Iron Butt Association - Fall Equinox

RideLog do trajeto que percorri durante a prova Fall Equinox 2022 da IBA

Fall Equinox 2022


#1 - Patrocínio/MG 0 km

Posto Jandaia -18.926863, -46.998328


#2 - Catalão/GO 215 km

Posto JK -18.181500, -47.941878


#3 - Cristalina/GO 187 km

Posto JK -16.749364, -47.607867


#4 - Catalão/GO 186 km

Posto JK -18.181500, -47.941878


#5 - Monte Alegre de Minas/MG 192 km

Posto Trevão -18.878453, -49.055601


#6 - Uberaba/MG 204 km

Posto Caxuxa -19.804597, -47.904861


#7 - São Simão/SP 200 km

Posto São Judas Tadeu -21.464352, -47.641739


#9 - Igarapava/SP 168 km

Posto do Japão -20.047271, -47.780999


#10 - Uberlândia/MG 149 km

Posto Décio Olhos D'Água -18.891729, -48.139067


#11 - Patrocínio/MG 131 km

Posto Jandaia -18.926863, -46.998328


Total: 1.632 km


https://goo.gl/maps/om23XpgvKuqBSZSq9


Alisson Campos 232



https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/fall-equinox-2022-iba-br-114333767


Fall Equinox 2022 with Honda XR 250 Tornado


Fall Equinox 2022

Honda XR 250 Tornado 07/08


Relatório Geral


1.632 km percorridos entre MG, GO e SP

R$ 365 em 10 abastecimentos

R$ 82,45 em 21 pedágios 

Total: R$ 447,45


74 litros de gasolina comum

22 km/l

R$ 0,27/km



Alisson Campos 232

IBA/BR 69.885



1° brasileiro a concluir o Fall Equinox.

3/4 do Four Seasons Award concluído... Agora só falta uma etapa!



Em breve tem muito mais...

Novidades e demais conteúdos no link abaixo.



20/09/2022

Diário de Bordo - Expedição Pantanal 1/2 - Dia 07

Expedição Pantanal 1/2 - Dia 07

Aos amigos que me acompanham através deste blog não é novidade que estou competindo em uma temporada insana de provas de endurance pela Iron Butt Association Brazil, sendo que por coincidência no último dia desta primeira parte da Expedição Pantanal havia uma prova da série Ides 1000. 

Não poderia perder essa oportunidade única, então eu dormir mais cedo e saí durante a madrugada da casa de meu amigo Rafael Bellini em Corumbá/MS, para assim seguir o roteiro compartilhado logo a seguir. Cruzei os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais em menos de 24 horas, até chegar em casa, com a graça de Deus, são e salvo... Bom, nem tão são assim, mas cheguei bem e com mais vitórias e conquistas pessoais, as quais dedico a minha família e verdadeiros amigos. 

Ides 1000 - August 22 

#1 - Corumbá/MS - 0 km
Posto 10   -19.011998, -57.654333

#2 - Miranda/MS - 223 km
Posto Arara Azul   -20.261234, -56.343894

#3 - Campo Grande/MS - 211 km
Posto Igor Locatelli   -20.467326, -54.541506

#4 - Água Clara/MS - km 184 
Auto Posto Talismã   -20.446280, -52.864264

#5 - Guaraçaí/SP - 204 km
Auto Posto Corcovado    -21.022460, -51.162397

#6 - Guarantã/SP - 208 km
Posto Monte Belo Petrobrás   -21.864856, -49.573339

#7 - Ribeirão Preto/SP - 217 km
Posto do Trevo Graal   -21.101935, -47.787133

#8 - Uberaba/MG - 185 km
Posto Caxuxa   -19.583772, -48.030857

#9 - Patrocínio/MG - 209 km
Posto Doidão   -18.902939, -47.052557


Total: 1.641 km


R$ 365,61 em 09 abastecimentos
R$ 23,90 em 03 lanches
R$ 52,85 em 14 pedágios, sendo 13 pagos e 01 livre

Total: R$ 442,36
1.641 km percorridos

Alisson Campos 232
IBA/BR 69.885

Para comemorar o sucesso da primeira grande parte da Expedição Pantanal e mais uma importante etapa do Ides 1000, nada melhor que una cerveza de Bolivia. Cheers!!!

Em breve tem muito mais galera, não percam...

Para mais conteúdos exclusivos acesse:

Diário de Bordo - Expedição Pantanal 1/2 - Dia 06

Expedição Pantanal 1/2 - Dia 06

Dia de descanso, antes de partir diretamente para casa em uma prova da Iron Butt Associaton Brazil.

R$ 15 alimentação
R$ 55,80 bebidas

Total: R$ 70,80

Um dia de folga também faz bem, para que se possa aproveitar o que o turismo da região tem a oferecer e conhecer um pouco mais deste mundo maravilhoso no qual vivemos. Acordei e tratei logo de ir visitar alguns pontos turísticos e conhecer um pouco mais do município de Corumbá/MS. 

Aproveitei a localização oportuna para almoçar na Bolívia e depois conversar mais com meu anfitrião, passamos a tarde ouvindo músicas latinas e bebendo algumas cervejas. O pôr do sol foi o cenário ideal para uma boa prosa e após um jantar no capricho, fui descansar para seguir viagem no dia seguinte.

Valeu pelo support Rafael Bellini, espero vocês por aqui!

Bate-Papo com Rafael Bellini, vai ao ar neste próximo sábado!

Um belo quadro do artista Villas Castro, exposto na sala da casa do meu amigo e anfitrião. 

Santuário Nossa Senhora Auxiliadora em Corumbá/MS.

Muito interessante essa imagem de Nossa Senhora Auxiliadora dentro da igreja.
Uma arte especialmente pantaneira.

Interior do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.

Altar do Santuário.

Voltando ao turismo, vamos para a praça...

Monumento aos combatentes brasileiros que serviram na segunda guerra mundial.

Monumentos históricos no centro de Corumbá/MS.

Coreto na Praça da Independência - Corumbá/MS.

                                                                                              Olha o trem!

Comitiva Pantaneira representada no Memorial do Homem Pantaneiro.

Um acervo sobre os pioneiros no Pantanal.

Povos que deram origem a toda a cultura pantaneira.

Mais uma arte belíssima que admirei pelo Pantanal.

Equipamentos pantaneiros expostos no memorial.

Casa Wanderley & Baís no Centro Histórico de Corumbá/MS.

Centro Histórico de Corumbá/MS.

A calmaria da fronteira, coisas que você só encontra por aqui... Afinal fronteira geralmente é turbulenta!

                                                                       Representações no Museu do Pantanal.

Maquetes de como foi a colonização em terras pantaneiras.

                                                                                           Figuras rupestres.

Artes rupestres no Museu do Pantanal.

Nomes importantes na história pantaneira.

Uma arte incrível sobre um período terrível da humanidade. 

Que sejamos todos sensatos e possamos, nessa sensatez, valorizar a nossa própria história, para que futuramente não sejamos capazes de cometer os mesmos erros do passado.

Pela janela do museu avistamos o belo Rio Paraguai e o vasto Pantanal.

Sistema de captação e distribuição de água para o município de Corumbá/MS, cartão postal local.

E mais uma vez ela cruza as fronteiras nacionais... Ôhhh moto boa!

Entrada, uma sopita para forrar a barriga antes do prato principal.

Arroz a la valenciana y jugo de manzana, prato principal do meu almoço na Bolívia.

Balneário e Restaurante Los Jazmines logo após a fronteira nacional.

Um lugar bonito, calmo e agradável.

Uma pena que no dia a piscina estava em manutenção.

Aves do Parque marina Gatass.

Do parque podemos avistar o lado boliviano do Pantanal.

O sol estava generoso nessa tarde.

Cristo Rei do Pantanal.

Na sombra é melhor e mais agradável.

A artista responsável pelo Cristo Rei do Pantanal e os demais monumentos no caminho até ele.

Bora, em breve tem mais Pantanal!

Atenção especial ao serpenteado do Rio Paraguai pela região pantaneira.

Catedral Nossa Senhora da Candelária em Corumbá/MS.

Interior da Catedral.

                                                                         Praça da República em Corumbá/MS.

Pôr do sol com meu brother Rafael Bellini.

 A saideira foi boliviana, Huari.

Para mais conteúdos exclusivos acesse: