Desde o século passado, quando surgiram as motos e com o início das competições, surgiu a necessidade de numerar os competidores, mas assim como o fato de dar um nome ao próprio veículo acabou se tornando tradição, o mesmo ocorreu com a escolha de um número favorito e com o qual o piloto se identifique, tendo mais afinidade ou até mesmo com o qual ele acredite possuir sorte.
Muitos pilotos herdam o número de seus pais ou escolhem uma determinada numeração no começo de suas carreiras e acabam carregando consigo o mesmo número durante toda a vida, se tornando assim uma referência, uma marca pessoal de cada piloto. Quanto mais conquistas, mais o número se torna conhecido por todo o mundo, como vários casos em que citando o número logo o associamos ao seu devido piloto.
Grandes exemplos que posso citar rapidamente são, por exemplo, 199, 46 e 93, acredito que não se faz necessário falar, mas... Respectivamente tais números representam Travis Pastrana, Valentino Rossi e Marc Márquez. Pastrana escolheu o número por representar o ano em que ele se tornou piloto profissional, 1999. Valentino Rossi desde o início usa o número 46 em homenagem ao pai, Graziano Rossi. Já no caso de Márquez o número escolhido por ele representa o seu ano de nascimento.
A representatividade do número vai muito além de apenas identificar o piloto durante a carreira, acaba se tornando uma referência, uma marca pessoal, um legado que o piloto deixa para o mundo, uma forma de agregar valor ao seu próprio nome e à sua história. Com o passar do tempo os pilotos foram se tornando cada vez mais criativos e criaram logos junto aos números que carregam com seus nomes. Bom, eu sou extremamente detalhista e não poderia ficar de fora, sempre gostei de observar os detalhes e acredito que eles fazem total diferença, gosto dessas tradições e no que depender de mim vão se manter vivas.
Alguns pilotos nunca deram explicações na mídia sobre seus números, mas eu não vejo motivos para isso... O meu número, o qual já havia escolhido desde 2013, representa o moto clube que fundei naquele ano, mas vai muito além disso, por coincidência ou não, 23 é o dia em que nasci e 2 pode ter vários significados, como o fato de ter sido criado pela minha mãe e sempre ter morado com ela, só nós dois, o que é uma forma de homenageá-la, também pode me representar acompanhado da moto que estou pilotando, ou até mesmo a época em que comecei no motociclismo, um tanto quanto tardio, aos 21 anos de idade. Como gosto muito de Rock N' Roll e uma das maiores marcas do gênero musical são as alusões aos chifres e rabo do diabo, acabei adicionando isso ao meu número e, sinceramente, curti muito o resultado.
Muitos amigos já me diziam que eu piloto feito um demônio nas provas de Endurance, por não me cansar fácil, nunca desistir e seguir em frente sem me importar com as adversidades, pensando nisso... Eu fiz questão de unir todas as variantes e criar uma logo forte, que tivesse presença e, claro, que iria me agradar, afinal, vou levá-la por onde eu for por toda a minha vida.
Alisson Campos 232, este sou eu, a seguir a minha marca e, como muitos já sabem, representa o meu grande hobby, a minha maior paixão, o que eu amo fazer... Pilotar!