18/01/2023

Ides 1000 - January 2023, 10/12 do 12 Ides 1000 Gold concluído!!!

A temporada de 2023 começou com uma grande expectativa, restando apenas três etapas para concluir o infame 12 Ides 1000 Gold, uma prova que até então nunca foi conquistada no Brasil e na América do Sul. Serei eu o primeiro? Bom, foi através de mim que essa prova veio para nosso país, afinal desde a temporada passada quando comecei, mês a mês, tenho sido o pioneiro em cada etapa e agora eu estou ainda mais perto, deu tudo certo na primeira etapa de 2023 e restam apenas duas etapas para conquistar aquela que será a minha primeira prova de nível Gold e também será o primeiro 12 Ides 1000 Gold para a Iron Butt Association Brazil.

Mas nessa antepenúltima etapa, meus amigos... Rolou muitas emoções!

Trabalhei durante todo o dia e trabalhei também durante a noite, concluindo meu expediente às 23 horas do dia 13 de janeiro de 2023. Fui para casa correndo, para tomar um banho, colocar os equipamentos e trocar de moto, a Tiazinha já estava pronta me aguardando para cumprir a missão. De repente, diante da chuva que assolava o local foi me dando uma descrença, todo mundo indo dormir, eu já cansado de um longo dia de trabalho, mas eu precisava de um cupom fiscal naquela data, teria poucos minutos para chegar no posto e realizar o primeiro abastecimento, iniciando dessa forma a prova. Cheguei no posto já com a chuva branda, estava apenas chuviscando, mas o posto que costumo abastecer já tinha encerrado as atividades no dia, por lá eles travam as bombas de abastecimento e retornam com os abastecimentos apenas após a virada do dia, já corri para o posto ao lado, consegui abastecer, pagando um pouco mais caro, mas sem problemas, a prova teve início às 23:48 daquela noite fria e chuvosa de uma sexta-feira 13, um verdadeiro terror. É meus caros amigos, isso sim é resiliência e disciplina, fazer o que deve ser feito, mesmo quando o corpo e a mente estão sem ânimo algum para isso. Eu costumo dizer o seguinte, o tempo vai passar de toda forma, mas quando ele passar você poderá se deparar com duas realidades, o sentimento da glória, por ter se esforçado e conquistado algo almejado, ou então, o sentimento da derrota por ter sido preguiçoso e descansado antes de realmente estar cansado. Sempre dá para ir além! 

Deezer ativado, Rock n' Roll durante toda a madrugada e assim seguimos sentido ao estado de Goiás. Para minha surpresa a estrada estava em precárias condições, repleta de buracos, os quais poderiam engolir a moto, tive que seguir devagar e com cautela até sair da BR 365 e seguir para Araguari/MG. Depois não tive mais problemas com a estrada, afinal a BR 050 em SP, MG e GO sempre está em boas condições, ainda bem, afinal a mesma é pedagiada, no total eu pago 21 pedágios no trajeto que costumo percorrer. Digamos que a moto já percorre quase que sozinha esse trajeto, sempre que saio e volto para casa costumo usar o mesmo trajeto, afinal de contas o objetivo é concluir a prova e não perder tempo com imprevistos, pois para passeios tenho muito tempo fora das provas. 

Durante o decorrer da madrugada, da manhã e da tarde tudo estava perfeitamente tranquilo, até que no fim da tarde uma tempestade surreal começou a tomar conta de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro seria atingido durante uns três dias por fortes temporais. No meu antepenúltimo abastecimento já coloquei a capa de chuva para me precaver, entrei em Minas Gerais e segui sem grandes problemas, pois para minha sorte toda a tempestade estava concentrada à minha esquerda. Quando estava próximo do último pedágio, a cerca de uns 60 km de Uberlândia/MG sinto um balançar na moto, pensei que o pneu traseiro havia furado, de repente sinto a guia da corrente sendo arremessada na pista e trato logo de encostar a moto. Naquele exato momento que olhei para baixo, vi que a corrente havia estourado, tratei logo de tirar o capacete e desligar a moto, a deixei em um local seguro e voltei caminhando para buscar a corrente e ver seu estado após o rompimento. Foi quando após caminhar uns 300 metros encontrei a corrente, ela estava em boas condições, apenas o elo havia estourado, voltei e peguei um elo que tinha de reserva para realizar o reparo da mesma e seguir na prova, restavam apenas dois abastecimentos e menos de 200 km para completar as 1000 milhas. 

Foi então que eu percebi que a emenda que eu dispunha de reserva era curta, pois era para correntes sem retentores, diferente da corrente que eu estava usando na moto. Tive então que fazer um ajuste técnico (gambiarra) com arame, o elo sem retentores, além do clip para travar tudo aquilo. Um carro de resgate da concessionária havia parado e estava me auxiliando, disse que se eu precisasse poderia chamar pelo socorro e eles me levariam até o próximo posto adiante, sendo que se eu passasse do pedágio poderiam me levar até o posto da rede Décio. Agradeci e mandei mensagem para alguns amigos da região, para que se alguém tivesse em mãos uma emenda, eu iria pegar emprestado, para solucionar de uma vez a situação, mas infelizmente ninguém tinha e esperar na casa de algum amigo até o dia seguinte para resolver o problema não era o que eu queria, agradeci e fui seguindo, prometendo dar notícias assim que possível. 

Quando cheguei no penúltimo posto de abastecimento do meu roteiro percebi que o ajuste ainda estava intacto após rodar por 60 km, fiz mais um reforço nele, lubrifiquei toda a corrente para diminuir o atrito e tratei logo de seguir entre 70 e 75 km/h. Como eu ainda tinha tempo de sobra, iria finalizar a prova com cerca de 20 horas, acabei finalizando com quase 23 horas no total devido aos contratempos. Quando cheguei no último abastecimento em Patrocínio/MG, de volta em casa, senti um alívio muito grande. Uma sensação única de superação e dever cumprido, e não era pra menos. Dei notícias positivas aos amigos e pude enfim tomar um bom banho e descansar, ter o sono tranquilo dos justos e bem aventurados. 

Agora só me resta ajustar todos os detalhes na moto, instalar novas peças, como sempre levar minhas ferramentas, afinal foram as mesmas que salvaram a prova, e aguardar a data de fevereiro para me lançar a mais uma etapa, só faltam as etapas de fevereiro e março... Tá quase galera!!!

12 Ides 1000 Gold is coming...   Yeahhh!!!


Ides 1000 - January 2023

#1 - Patrocínio/MG 0 km
Posto Jandaia -18.926863, -46.998328

#2 - Catalão/GO 215 km
Posto JK -18.181500, -47.941878

#3 - Cristalina/GO 187 km
Posto JK -16.749364, -47.607867

#4 - Catalão/GO 186 km
Posto JK -18.181500, -47.941878

#5 - Monte Alegre de Minas/MG 192 km
Posto Trevão -18.878453, -49.055601

#6 - Uberaba/MG 204 km
Posto Caxuxa -19.804597, -47.904861

#7 - São Simão/SP 200 km
Posto São Judas Tadeu -21.464352, -47.641739

#8 - Igarapava/SP 167 km
Posto do Japão -20.047271, -47.780999

#9 - Uberlândia/MG 149 km
Posto Décio Olhos D'Água -18.891729, -48.139067

#10 - Patrocínio/MG 130 km
Posto Jandaia -18.926863, -46.998328


Total: 1.630 km




Alisson Campos 232





Ides 1000 - January 23 with a Honda XR 250 Tornado


Ides 1000 - January 2023

Honda XR 250 Tornado 07/08


Relatório Geral


1.630 km percorridos entre MG, GO e SP

R$ 407,14 em 10 abastecimentos

R$ 86,05 em 21 pedágios

Total: R$ 493,19


80 litros de gasolina comum

20 km/l

R$ 0,30/km



Alisson Campos 232

IBA/BR 69.885



1° brasileiro a concluir uma prova da série Ides 1000 no mês de janeiro.

10/12 concluído... Agora só faltam 02 meses!!!



Em breve tem muito mais...

Novidades e demais conteúdos no link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário